Psicologia

O momento em que vivemos na historia da sociedade temos que lidar com formas de viver, consumismo deliberado, desejos imediatistas, relações liquidas, que tudo isso e mais um pouco, causa angustia, adoecemos a cada dia na sociedade em que vivemos.

Até quando você se permitirá a viver dessa forma?

A Esquizoanálise na clinica se baseia na relação entre psicoterapeuta e paciente como parceiros nos encontros, saindo do lugar do especialista (aquele que tudo sabe) para construir sentidos e significados próprios a cada pessoa, e assim fazer funcionar novos modos da existência.

Potencializar a Vida, vale á pena! Você está pronto?

Por Naiara Fernandes de Souza
CRP 08/19506

domingo, 30 de março de 2014

Vida Maria.

No curta Vida Maria nos mostra a vida de uma mulher que vive no nordeste, no qual tem sua infância interrompida pelo labor.

A história se torna um ciclo, a criança tem satisfação, desejo de escrever muito além de seu nome, mas tentar estudar é prejudicial a ela, deve trabalhar para ajudar no sustento de sua família. Essa não é uma realidade exclusiva do nordeste, essa é uma realidade nacional.

Não só no sentido de buscar conhecimento, mas em todas as outras buscas na vida.

É imperceptível que repetimos a história, a Maria que vemos na janela repete a história da sua mãe, da sua vó e sua filha, sua neta também estará nessa janela fazendo a mesma coisa.

Se acomodar e não buscar fazer diferente, passaremos e nesse mundo e não deixaremos nada além. Essa "cultura" pode ser repetida pelo meus filhos, pelo meus netos, repetirá a história naquele que estiver próximo a mim.

Pergunto: Será que a história que você vive hoje não é a mesma que alguém já viveu?

sábado, 29 de março de 2014

Quem mexeu no meu queijo?











Assistindo esse pequeno filme percebo o quanto ele tem a ver com a nossa vida.
Muitas vezes na vida buscamos algo, e que de preferência satisfaça o nosso desejo.
Ter desejo e busca-lo é um bom sinal, mas de que forma você busca seus objetivos?
Será que é como os ratinhos ou como os duendes?
A estratégia sempre será aquela que você achou mais conveniente, certo? Esta pode te levar uma vez até onde você queria chegar, mas nem sempre será assim, e não será fácil muitas vezes.
É necessário saber que tudo um dia acaba, tudo envelhece, e devemos estar preparados para o novo, devemos estar pronto para este novo, todos os dias. 
Vale ressaltar que muitos são como os duendes, uns espera o fim para buscar o recomeço, já outros permanecem no fim, no velho, se lamentando.Os duendes poderia ter agido como os ratinhos.  
Porém só conseguimos enxergar que deveria ter feito diferente quando passamos por um CAOS, primeiro vem o desespero e após com calma encontramos outro caminho e voltamos a desejar.
É o ciclo da vida, temos que ser resilientes, é preciso saber caminhar, reconhecer que podemos cair, mas que sempre conseguiremos nos levantar!

Psic. Naiara Fernandes de Souza
CRP 08/19506